Promotor
Museu do Oriente (Fundação Oriente)
Breve Introdução
CURSO INTRODUÇÃO AO TAOISMO
com Manuel Sanches
DATA | Sábado | 8 Novembro
HORAS | 10.00 às 13.00
PARTICIPANTES | Mín. 8, Máx. 20
PREÇO | €30 [inclui visita ao Museu]
Há mais de 2000 anos, a China estava fragmentada em pequenas nações que guerreavam intensamente entre si. Os povos da região ansiavam por uma solução e pela paz, e esta situação difícil estimulou os vários pensadores da época a procurarem um caminho ou via (em chinês, tao ?) que libertasse a China dos seus problemas. Várias escolas de pensamento surgiram desta fervorosa reflexão, e uma delas afirmou-se como uma influência particularmente impactante na cultura e pensamento chineses: o taoísmo.
O que é o taoísmo? É uma doutrina difícil de definir e frustrante de tentar explicar, porque o misticismo, o paradoxo e a inefabilidade são a sua essência. Mas se suspendermos as nossas expectativas habituais e mergulharmos neste exercício desafiante, podemos aprender muito com esta tradição milenar, sobretudo em relação ao modo como podemos viver harmoniosamente com a realidade. Algumas das crenças mais importantes do taoísmo que iremos abordar nesta sessão são:
- O enigmático e inefável Tao, e a Virtude daqueles que O seguem
- A perspetiva de que as palavras e os conceitos são extremamente limitados, e não descrevem fielmente a realidade
- O valor profundo da ação fluída, espontânea e não forçada - como a água corrente de um rio
- A inseparabilidade e complementaridade dos opostos
- O mundo natural enquanto exemplo a seguir
Para além de compreender as ideias que o taoísmo defende, nesta sessão de introdução abordaremos também o contexto histórico em que o taoísmo surgiu, as dimensões mística e alquímica, a política dos seus ensinamentos e o modo como se manifesta na China contemporânea. Como base textual para a sessão teremos alguns trechos do Tao Te Ching de Lao Zi e da antologia de Zhuang Zi, duas obras fundamentais da tradição taoísta.
Manuel Sanches completou mestrado em História e Cultura das Religiões na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em 2023, dedicando-se ao estudo das religiões e filosofias da Ásia, pelas quais tem grande interesse e paixão. Interessa-se particularmente pelas tradições espirituais nas quais a contemplação, o misticismo e o não-dualismo são elementos centrais, como o budismo, o taoísmo e o hinduísmo. A doutrina asiática a que dedicou principalmente os seus estudos foi o budismo, nas suas várias tradições. O tema central da sua dissertação final foi o Bardo Thodol - uma obra conhecida por "O Livro Tibetano dos Mortos" no Ocidente - e a forma como alguns dos seus conteúdos são semelhantes a descrições contemporâneas de estados alterados de consciência. O seu interesse principal na tradição budista é a sua abordagem teórico-prática ao estudo da mente e da consciência. Para além destes estudos em contexto académico, tem-se dedicado ao estudo dos ensinamentos e meditação budistas a um nível pessoal. Tem também dado continuidade ao seu percurso académico enquanto investigador independente.
Em caso de desistência:
Haverá lugar ao reembolso do valor total da inscrição quando a desistência for comunicada até 8 dias úteis antes da actividade. Depois dessa data, o reembolso só poderá ser considerado se o lugar for preenchido ou em situações de doença, acidente, ou outros imponderáveis de força maior, devidamente comprovados. Caso a actividade não se realize por falta de participantes, ou por outro motivo, o valor da inscrição será devolvido na sua totalidade.
Para mais informações contactar [email protected]
Preços