Promotor
Câmara Municipal de Loulé
Sinopse
Sinopse: DON'T STOP, DE TEREZA LENEROVÁ, FLOEX AND COLL {RÉPUBLICA CHECA}
Uma atuação permeada de erotismo e compulsão; há submissão ao sentimento e ao instinto, há presença corporal crua, bem como desejos e paixões firmemente sob controle.
Tereza Lenerová testa as possibilidades de exprimir os mundos incompreensíveis da música, da paixão, da sexualidade. Pergunta quando e como assumimos o papel de maestro nas nossas próprias vidas, até que ponto controlamos a paixão e quando é que a paixão nos controla.
Quem é o maestro dentro de nós?
Sinopse: UNDER THE FLESH, DE BASSAM AABOU DIAB {LÍBANO}
Uma história pessoal, a história de um corpo que sobreviveu a quatro guerras consecutivas. É um espetáculo de dança contemporânea que questiona o papel do corpo em situações de guerra.
Como é que a reação do corpo a uma ameaça de morte, proveniente do nosso instinto de sobrevivência, se pode transformar numa dança?
Uma dança baseada em regras e técnicas imaginárias que foram meticulosamente concebidas como um conto de fadas que ajuda a ultrapassar a máquina de guerra.
Ficha Artística
Ficha Artística e Técnica: DON'T STOP
Conceito, Coreografia: Tereza Lenerová
Intérprete: Tereza Lenerová
Dramaturgia: Lukáš Jiricka
Música: Floex, Antonio Vivaldi
Desenho de Luz: Zuzana Režná
Técnico de Luz: Jan Hugo Hejzlar
Figurinos: Marjetka Kürner Kalous
Produtor: Jakub Hradilek
Coprodução: Tanec Praha / PONEC - espaço de dança, Studio Truhlárna, Centre national de la danse Pantin, Czech Centre Paris, Plum Yard
Apoiado pelo Ministério da Cultura da República Checa, Cidade de Praga, Fundação Život umelce
Agradecimentos Especiais: Jan Horák
Ficha Artística e Técnica: UNDER THE FLESH
Coreografia e Texto: Bassam Abou Diab
Música: Samah Tarabay, Ayman Sharaf El Dine
Intérpretes: Bassam Abou Diab (bailarino) e Ali El Hout (músico)
Produção: Beirut Physical Lab
Coprodução: Maqamat Beit el Raqs
Ciclo d’outra maneira | encontros do DeVIR
Organização: DeVIR
Coprodução: Cineteatro Louletano/Câmara Municipal de Loulé
A DeVIR é uma estrutura financiada por República Portuguesa - Ministério da Cultura / Direção-Geral das Artes
Notas Suplementares
TEREZA LENEROVÁ
Tereza Lenerová formou-se em 2007 na The Theaterschool em Amesterdão. Com a sua estreia, Variable, qualificou-se imediatamente para o Aerowaves Spring Forward. Para continuar em experimentação, co-fundou o espaço Studio Truhlárna, onde tem vindo a criar os seus projectos essenciais e originais: Swish, premiado como ‘Produção de Dança do Ano de 2017’ pelo júri internacional na Czech Dance Platform e Don't Stop, que recebeu um reconhecimento especial do júri na Czech Dance Platform 2019 e foi incluído na seleção Aerowaves Twenty21. Lenerová realizou duas estreias em 2021, dis pla y, criada em conjunto com Jitka Cechová, e There is a Sense of Being. A sua última obra Glove Concern é novamente em colaboração com o músico Floex, aprofundando assim a sua colaboração artística.
TOMÁŠ DVORÁK
Tomáš Dvorák aka Floex, é uma referência na cena da música eletrónica. A sua assinatura inconfundível, unindo música eletrónica e acústica numa atmosfera única, ressoa não só na cena nacional mas também internacional, há mais de 25 anos. Para além de ter vários álbuns originais, compôs música para diversas bandas sonoras de vídeo-jogos, filmes e espetáculos de dança (Samorost, Machinarium, Papetura, Je Suis Karl). No seu último álbum, A Portrait of John Dee, lançado pela editora alemã Mercury KX, colaborou com o produtor britânico Tom Hodge, passando a explorar a fusão de música eletrónica e clássica. É também autor de várias instalações multimédia interactivas, tais como RGB, Križovatka e Archifon (colaboração com Initi). Ganhou inúmeros prémios com a sua música, incluindo cinco prémios Andel.
BASSAM ABOU DIAB
Bassam Abou Diab iniciou o seu percurso profissional como ator e bailarino de dabke. Obteve a licenciatura em representação e teatro e trabalhou como ator com vários encenadores, e em paralelo aproxima-se e mergulha no mundo da dança contemporânea. Dançou com a Maqamat Dance Company durante vários anos.
Criou "Alterations", "Palestinian karma" e co-criou "Imprints", "meeting point", "Who Cares", "Incontro".
Após uma longa pesquisa experimental sobre "Rituais religiosos árabes e a sua presença no teatro físico", concluiu o mestrado de formação de actores. Com base nesta pesquisa, coreografou duas peças diferentes, em Itália "The Siege/L'Assedio" e em Nova Iorque "Home".
Bassam criou, coreografou e dançou em "not connected" e fez digressão internacional com as suas criações "Under the Flesh", "Of What I Remember", "Eternal" e "Pina my Love", ainda atualmente em circulação nacional e internacional.
Em 2021 fundou o Beirut Physical Lab, uma organização que tem como objetivo apoiar artistas emergentes em dança contemporânea e teatro físico, centrando-se na formação, criação de espectáculos, pesquisa de dança local e colaborações artísticas locais e internacionais.
ALI HOUT
Ali Hout é músico profissional desde 2008 e toca principalmente o instrumento de percussão ‘riq’, mas também outros instrumentos musicais de percussão especializados em alguns estilos de música árabe, assim como música clássica contemporânea. Integra diversos grupos que trabalham com música contemporânea ocidental, explora efeitos sonoros e compõe bandas sonoras para peças de teatro e filmes. Colabora com vários criadores ao nível nacional e internacional.
Informações Adicionais
» Programação integrada no Ciclo d’outra maneira | encontros do DeVIR.
» O espetáculo Don't Stop precede Under the Flesh.
» O espetáculo Under the Flesh tem partes em língua árabe, com tradução simultânea.
» A Fila B do 1.º Balcão e as Filas B e E do 2.º Balcão apresentam visibilidade reduzida.
Preços
Preço: 8 €
Descontos Disponíveis:
» Entrada gratuita para todas as pessoas com necessidades específicas, crianças até aos 12 anos e portadores do cartão sénior da Câmara Municipal de Loulé (disponível apenas mediante levantamento de ingresso na bilheteira física)
» Cartão Jovem Municipal Loulé aplicável (benefícios CJM Loulé disponíveis apenas na bilheteira física)
» 30% para acompanhante de pessoa com necessidades específicas