Promotor
Fundação Gramaxo
Breve Introdução
Com a curadora Maria de Fátima Lambert e a artista Graça Sarsfield
*Programação: Traços Inquietos
Como uma lupa sobre a exposição, propõe-se exercitar o olhar e os sentidos para um aprofundamento do conhecimento do trabalho de Graça Sarsfield.
A visita adentra as temáticas curatoriais, e demora na obra da artista convidada Graça Sarsfield que partilha sobre o seu trabalho em exposição, os conceitos desenvolvidos e as técnicas usadas. Como uma lupa sobre a exposição, propõe-se exercitar o olhar e os sentidos para um aprofundamento do conhecimento das paisagens que se descobrem, mas também na imaginação que se treina, com a ajuda da curadora Maria de Fátima Lambert.
Esta Visita Especial incluí ainda o comentário da curadora e artista, relativamente à coleção da Família Gramaxo. Entre peças de joalharia e ourivesaria, mobiliário e outros objetos e pinturas de artistas portugueses de entre os séculos XVIII e XX, percebemos o valor histórico e patrimonial da coleção que a família Gramaxo coloca para fruição do público.
Graça Sarsfield. Vive e trabalha no Porto. Frequentou o curso superior de Fotografia na Cooperativa Artística Árvore (atual ESAP) e vários workshops em Portugal e Espanha. Foi bolseira da Secretaria Estado da Cultura para The Poyitechnical of Central London – PCL Londres e bolseira Fundação Calouste Gulbenkian no Centro Americano de Paris, França, tendo recebido também a Bolsa da Fundação Oriente para desenvolvimento de um projeto fotográfico na Índia. Participou em exposições individuais e coletivas ao longo dos anos e está representada em várias coleções institucionais – Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação PLMJ, Novo Banco, Câmara Municipal de Lisboa e coleções particulares. Coautora do livro Vozes e Olhares no Feminino (Retratos de Escritoras), publicado no âmbito da Porto Capital da Cultura 2001. Publicada em vários jornais e revistas portuguesas e estrangeiras.