Promotor
Lama Teatro
Breve Introdução
MOCHILA - Festival Internacional de Teatro para Crianças e Jovens, nasceu em 2021, na cidade de Faro.
O festival tem como principais objectivos a promoção da descentralização da oferta cultural; a democratização do acesso a uma programação artística multidisciplinar de qualidade, composta por companhias e artistas nacionais e internacionais de referência; e, também, a capacitação do público e das comunidades para o desenvolvimento de um pensamento crítico sobre o mundo contemporâneo.
Paralelamente, à oferta programática da MOCHILA, decorrem diversas acções de mediação cultural, nomeadamente, o “Gang das Mochilas”, projecto que envolve jovens em idade escolar; o “ESTOJO – Laboratório Pedagógico do LAMA Teatro”, iniciativa que conta com a participação de elementos da comunidade residente na região do Algarve.
Ainda dentro das accões de mediação, continuamos a dar especial atenção ao que se faz no Algarve, com um “Baile para pais e filhos”, pela Camada – Centro Coreográfico; um “Baile tropical”, por Miguel Neto/Discossauro; concerto dos alunos da Escola de Música Moderna do Sul da ARC Os Músicos e um “Pic-Nic de histórias” contadas por intérpretes algarvios.
Este ano damos continuidade ao ciclo de conversas, momento que promove a troca de ideias e visões entre intervenientes oriundos de diferentes quadrantes. O mote para este ano é o ensino artístico.
Nesta edição do festival é dada continuidade à apresentação de propostas artísticas ecléticas na área do teatro, do novo-circo, música e performance. Serão apresentados espectáculos de companhias e artistas nacionais, como Formiga Atómica, Ball 17, Fértil Cultural, Mãozorra, Manuel Henriques, Rosinda Costa, teatromosca e LAMA Teatro, entre outros; concerto da icónica Lena D´Água, no emblemático Teatro Lethes.
O festival MOCHILA continua com a sua dimensão internacional, levando até ao espaço público da cidade de Faro espectáculos de artistas e companhias estrangeiras: “Pelat” de Joan Català (ES); “Tartana”, de Trocos Lucos (ES) e Bufa i Rebufa, de Cia Enlaire (ES).
A 4.ª edição da MOCHILA - Festival Internacional de Teatro para Crianças e Jovens, decorrerá entre os dias 16 e 26 de maio de 2024, na cidade de Faro.
Sinopse
Uma estrada com 739,26 km que une um país, de Norte a Sul, que passa por 11 distritos e 35 municípios, que percorre 11 serras e atravessa 13 rios, e que serve de terreno para uma viagem que é tanto uma travessia por Portugal em 2024, como uma linha vertical que recua 50 anos para resgatar documentos, relatos e memórias, tendo como vetor artístico as Comemorações dos 50 anos da Revolução de 25 de Abril. Na origem desta parceria entre o teatromosca e o LAMA Teatro está um novelo (narrativo) que se desenrola a partir do encontro entre o pai de Pedro Alves, natural de Chaves, e o pai de João de Brito, vindo de Faro, nesses dias marcantes de 1974 e que vem a revelar-se uma elaborada teia de 11 misteriosas fotografias que dão origem a 35 cartas, que se desdobram em 13 faxes, que se multiplicam em incontáveis telefonemas, que se transformam em e-mails, que se desfiam em mensagens de Whatsapp, até serem esticados, por fim, em vídeos nas redes sociais... Procura-se, desta forma, trazer para a ribalta histórias e memórias que nem sempre têm vindo a ser iluminadas, vozes que, raramente, são escutadas e revelar rostos que podem até nunca ter sido vistos por grande parte do público, ao mesmo tempo que se procura lançar um olhar, propositadamente, desafiador sobre factos, acontecimentos e personalidades associados à nossa História mais recente.
Ficha Artística
Conceito Pedro Alves, João de Brito e Noiserv
Textos e interpretação Pedro Alves e João de Brito
Cenografia Pedro Silva
Figurinos José António Tenente
Banda sonora original Noiserv
Desenho e operação de luz e som Diogo Graça
Ilustração Alex Gozblau
Direção de Produção Inês Oliveira e Sandro Benrós
Fotografia Catarina Lobo
Produção executiva Catarina Lobo, Giulia Dal Piaz e Rita Rosado
Mediação cultural Milene Fialho
Assistência de direção artística Maria Carneiro
Coprodução teatromosca e LAMA Teatro
Duração: 60 min (aprox.)